Jeitinho brasileiro de Administrar
Vendas
Na cultura brasileira de negócios não é incomum o Dono não saber vender. Isto porque a maioria dos empresários é oriunda da área técnica. Ou, é um engenheiro químico que fundou uma indústria; ou, um profissional de TI, que junto com alguns amigo, criou uma Startup; ou, é um representante de vendas que abriu uma distribuidora. Assim, é comum, não dominarem os conceitos de margem de contribuição, de ebitda, de não administrarem com orçamento. Por consequência, é frequente vender-se de qualquer jeito (não intencionalmente, mas, por não dominarem os conceitos), isto é, sem os requisitos de uma venda lucrativa. Por isso, também não é incomum Donos de empresas terem alto índice de inadimplência com sua clientela. Esse é o jeitinho brasileiro de administrar.
Gestão com Conselho de Administração
Faz parte do pensamento da cultura de quem tem Conselho em sua administração, que numa empresa nada acontece antes que uma venda ocorra. No entanto, também faz parte dessa cultura, que a venda só deve ser realizada, se for lucrativa. Isto significa uma venda com boa margem de contribuição, com baixo custo do esforço de venda e que agregue valor ao cliente. Além disso, uma venda que garanta o crescimento contínuo da empresa.
Quem usa uma Plataforma de Conselho de Administração, como a Plataforma Conselho Veríssimo, sabe como é simples e fácil ACOMPANHAR esses indicadores, incluindo vários rankings, que facilitam a implantação das melhores práticas de vendas. Isso se impõe como uma grande vantagem competitiva.
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